Você conhece os impostos que paga? Saiba para que serve o IPVA

Você sabe qual é a finalidade de tantos impostos que pagamos diariamente? Certamente muitas taxas são cobradas sem que você conheça a sua função o que também não te dá o conhecimento necessário para acompanhar os serviços e  saber qual autoridade cobrar para que o dinheiro dos impostos seja de fato investido corretamente.

O IPVA é um dos impostos anuais a qual todo cidadão que tem um veículo precisa arcar. O nome dele é Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores e tem arrecadação separada em cada estado feita pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) que o enviam para a Secretaria Estadual da Fazenda, que deverá fazer a aplicação do dinheiro em diversas áreas.

Aproximadamente 50 % do total arrecadado pelo Estado com o IPVA é destinado para o próprio estado fazer melhorias em diversas áreas - e não somente no trânsito. A outra parte deste valor é dirigida ao Governo  Nacional.



O valor do IPVA é calculado diferente em cada estado que podem adotar critérios diferentes. Por isso que cada local cobra o quanto achar necessário para suprir suas necessidades e conforme as demandas. Por tanto o IPVA não tem necessariamente relação com estradas ou então  outro tipo de locomoções.

Para os cidadãos o imposto é cobrado anualmente e pode ser pago em até três parcelas. geralmente o IPVA também é separado conforme o inicio da placa para que os condutores possam se organizar e também não congestionar o sistema. Para fazer o pagamento alguns estados direcionam o boleto para a residência dos motoristas outros podem realiza-lo através de consultas online no site oficial do Detran do Estado.


Esta plataforma online garante que o condutor não somente consiga emitir o boleto para o pagamento como também consultar a sua situação de pagamento (quanto falta ou quanto de juros está sendo cobrado por atrasos). 
Share on Google Plus

About Jornal Meu Paraná

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário