O famoso jeitinho brasileiro

Em um mundo de crescente apreço pela competência transcultural, é imperativo adaptar-se às novas culturas. Os brasileiros têm uma maneira única de lidar com as coisas, que podem surpreender estrangeiros despreparados. Este artigo irá iluminá-lo sobre o "jeitinho brasileiro", e explicar como isso pode afetar sua vida e negócios no Brasil.
Não. Você não pode fugir dela. Para fazer negócios com sucesso no Brasil, é crucial ter boas relações com a população local. Então, se você pretende fazer negócios aqui, você deve estar ciente de um comportamento muito famoso do Brasil. Isso é algo que chamamos de "jeitinho brasileiro", uma expressão que pode ser livremente traduzida para "a maneira brasileira de fazer as coisas". Vamos imaginar uma situação: há um cara com pressa, para a hora do almoço. Ele só tem essa hora preciosa para pagar um monte de contas, e elas estão prestes a expirar. Uma vez que ele entra no banco, ele enfrenta uma fila de duas horas de duração. O desespero define esse momento. Mas, espere, ele é brasileiro. Bem à frente, ele vê um colega de trabalho em segundo lugar. O que você acha que ele vai fazer? Você adivinhou direito se você pensou que nosso amigo salte a linha, fingindo que falará com seu colega.

Esse é o tipo de comportamento que pode exemplificar como o jeitinho funciona. Isso significa que, independentemente das regras ou sistemas em vigor, onde há uma vontade tem que haver uma maneira de contorná-la. A sociologia chama-o formalismo, definido como um processo para que alguém alcance algo desejado apesar de determinações contrárias (leis, ordens, regras etc.). Você provavelmente está pensando: "bem, mas as pessoas fazem esse pequeno atos de corrupção em todo o mundo, o que faz os brasileiros tão diferentes sobre isso"?
Share on Google Plus

About Jornal Meu Paraná

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário